Há pouco tempo atrás provei manteiga de amendoim. Adorei o sabor e por isso comecei a pesquisar outros tipos de manteiga feitos de frutos secos. Descobri assim a manteiga de amêndoa, receita que vos trago hoje com um toque especial: a amêndoa é previamente torrada para melhor extração dos seus óleos naturais.
Como todos sabem a amêndoa, para além de saborosa, tem inúmeros benefícios para a nossa saúde e é uma excelente fonte saudável de gordura.
A manteiga de amêndoa pode ser usada na preparação de sobremesas (algo que irei partilhar mais tarde), bolachas ou apenas barrada no pão! Ultimamente tem sido algo que tenho sempre à mão para o que me apetecer.
Vão ver como é fácil e super simples fazer a vossa própria manteiga. A receita tem apenas um ingrediente o que vos permite controlar a qualidade da manteiga, para além disso é um alimento que pode ser conservado por um longo período no frigorífico.
Vamos pôr as mãos na massa!
INGREDIENTES
- 500 gramas de amêndoas
PREPARAÇÃO
Num tabuleiro com papel vegetal espalhe as amêndoas.
Usamos 500 gramas mas pode usar qualquer outra quantidade.
Leve o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 180 ºC e tostar as amêndoas durante 15 minutos (ou até ficarem douradas).
Retirar o tabuleiro do forno e deixar arrefecer as amêndoas por completo.
Triturar as amêndoas (neste caso convém dividí-las para obter uma manteiga cremosa) e pouco a pouco raspar os lados da trituradora com uma colher.
Continuar a triturar até estas ganharem uma textura mais homogénea e cremosa.
Assim que obtiverem uma manteiga digna do seu nome, coloquem num frasco/recipiente e guardar no frigorífico.