A semana passada fizemos pela primeira vez croissants caseiros! E não foram quaisquer croissants, eram de massa folhada e tinham um ligeiro docinho do açúcar de coco que acrescentamos na massa. Quisemos adaptar uma receita que ela viu num blog de culinária que tinha a particularidade de apenas demorar 15 minutos a preparar a massa para os croissants (podem espreitar aqui a receita original).
Porquê fazer a vossa própria massa folhada? Porque tem um sabor muito melhor do que as de compra no supermercado (e sabe-se lá ao certo os ingredientes que são utilizados na massa), é super simples de se fazer, não necessitam de material de cozinha complexo e podem usar não só para confeccionar croissants como poderão usar como base de tartes, quiches ou outro tipo de pastelaria (como por exemplo os nossos famosos pastéis de nata). E podem reservar a massa no congelador por semanas ;)
Voltando ao último Sábado... A preparação da massa demora realmente 15 minutos, no entanto, terão de deixar repousar a massa no frigorífico durante 30 minutos. Depois é só amassar, cortar a massa em forma de triângulos e enrolar para criar o formato dos croissants.. mais nada! E depois o cheiro que fica pela cozinha enquanto os croissants cozinham no forno remetem-vos imediatamente para as ruas de Paris!
Vamos por a mão na massa?
Bonne semaine!
Ingredientes
- 1 chávena de farinha de trigo
- 1/4 chávena de açúcar de coco (opcional)
- 140 g de manteiga sem sal (bem fria)
- 1/3 chávena de água fria
- pitada de sal
- 1 ovo (para pincelar, ou há quem use água)
Preparação
Comece por cortar a manteiga em cubos e coloque no frigorífico enquanto pesa e mistura a farinha, o açúcar de coco e o sal numa taça média.
Junte os cubos de manteiga fria à mistura da farinha e com as mãos vá desfazendo os cubos e misturanto os ingredientes. Não se preocupe se a massa tiver bocados de manteiga ainda, eles irão derreter quando esticar a massa.
Faça um buraco no centro da massa, e verta a água fria. Com uma colher de madeira, vá mexendo bem até obter uma massa homogénea. Não exagere demais. Se ainda estiver uma massa irregular e um pouco enfarinhada, está tudo bem.
Polvilhe uma superfície (de preferência a mais fresca que tiverem) com farinha, coloque a massa e rapidamente forme um quadrado com as mãos. Tente não manipular muito a massa com as mãos, porque não a queremos aquecer em demasia.
Polvilhe o seu rolo e enrole a massa num rectângulo. Vá polvilhando com farinha sempre que notar a massa a colar.
Dobre a massa em 1/3, como uma carta, e com o auxílio de um pincel, retire o excesso de farinha entre as camadas. Dobre a restante massa e vire num ângulo de 90º. Volte a enrolar num rectângulo e repita tudo de novo por cerca de 5 vezes.
Chegando ao último passo, embrulhe a massa em película aderente e leve ao frigorífico durante meia hora.
Retire a massa do frigorífico e volte a colocar na mesma superfície polvilhada com farinha e estique a massa num rectângulo. Atenção que deverá ter uma certa espessura na massa, caso contrário, os croissants serão minúsculos. Coloque o rectângulo de massa na horizontal para si e corte em triângulos. Criar um mini-corte na base do triângulo e vá enrolando a partir da base.
Coloque os croissants num tabuleiro e pincele com um ovo batido (ou água) e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30-40 minutos ou até ficarem dourados por fora.
Assim que saírem do forno, corte ao meio e barre com manteiga e doce de arandos e mirtilos (podem encontrar aqui)!
Bon Appétit tout le monde :)