Uma das minhas resoluções deste ano foi fazer o meu próprio leite vegetal em casa! Já tinha lido imensas receitas de como fazer leite caseiro mas ainda não tinha tido coragem nem paciência para o fazer.
E é tão fácil que vocês nem vão acreditar!
Necessitam apenas de um bom processador de alimentos ou uma boa varinha mágica (por cá desde que temos uma Bimby, é ela que nos safa quando temos de triturar alguma coisa) e de um coedor de rede (ou simplesmente de um pano fino). A parte mais demorada é a de deixar os frutos secos a demolhar durante algumas horas. Por fim, trituram os ingredientes no processador e coam o líquido. Deverão guardar o leite num frasco bem selado no frigorífico por um período de até 3 dias.
Agora perguntam vocês quais as vantagens de fazer o nosso próprio leite em casa?
Porque nos permite escolher os ingredientes de que mais gostamos mas também porque é mais económico do que os leites vegetais à venda nos supermercados. Por outro lado é mais saudável porque escolhemos o adoçante e é muito mais saboroso.
Por aqui, já se fez leite de amêndoa e leite de pistácio. O leite de amêndoa é o meu preferido fica com um sabor incrível! O de pistácio torna-se mais enjoativo mas para se adora pistácios não vai ficar desiludido!
A quantidade de amêndoas e pistácios depende do quanto querem intensificar o sabor. Nós usamos 1 chávena de amêndoas/pistácios para 3 chávenas e meia de água e a consistência obtida é a mesma do leite que compramos.
Para adoçar os leites, usámos ameixas desidratadas/secas mas podem optar por tâmaras são igualmente óptimas. A ameixa desidratada é muito nutritiva (é fonte de muitas vitaminas e é antioxidante) e ajuda a dar consistência ao leite.
Depois de coar o leite, podem aproveitar os resíduos que se obtêm pois são restos da amêndoa (ou pistácio) e da ameixa desidratada e por isso são óptimas fontes de vitaminas e fibras! Podem usar este resíduo em papas, granolas, bolos, smoothies, em bases de tartes também fica óptimo! Há muitas maneiras de se reaproveitar mas nada de desperdício!
E por aí, contem-nos a vossa experiência do vosso leite caseiro! ;)
Ingredientes
- 1 chávena de amêndoas (ou outro fruto seco)
- 3 1/2 chávenas de água - 1 colher de chá de extracto de baunilha (opcional)
- 1 pitada de sal
Adoçante*
- 4 ameixas desidratadas
*Para adoçar podem optar por frutas desidratadas como as ameixas ou as tâmaras, mas poderão optar igualmente por mel ou mesmo por açúcar.
Preparação
Demolhe as amêndoas e os pistácios pelo menos durante 8h, o ideal será de uma noite para o outro dia.
Após esse tempo enxague bem por água e coloque as amêndoas (ou os pistácios) num processador de alimentos (ou liquidificador, ou máquina de fazer leite ou na bimby, o que tiver em casa), junte o adoçante escolhido, no nosso caso foram as ameixas, junte o sal, o extracto de baunilha e a água.
Triture na velocidade máxima por 1 minuto (vai depender do aparelho que utilizar).
Coe num coador de rede. Guarde o resíduo obtido e reaproveite para fazer papas, granolas, bolos, entre outros..
Coloque o leite vegetal num frasco e guarde no frigorífico até 3 dias.